quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Vazamento de esgoto não tratado no Leblon

Esgoto não tratado vaza em canal do Leblon e provoca mau cheiro

MARIANA VERSOLATO
colaboração para a Folha Online

Um vazamento de esgoto não tratado ocorreu em um canal da rua Visconde de Albuquerque, no bairro do Leblon, zona sul do Rio, na noite desta terça-feira (6). O canal liga a praia do Leblon à lagoa Rodrigo de Freitas.

Segundo a Cedae (Companhia de Águas e Esgoto do Rio), o vazamento foi causado pela rachadura da caixa de transferência que desvia a água do rio Rainha para a elevatória do Leblon. Com a quebra, a água acabou desviada para uma galeria de águas pluviais que deságua no canal da rua Visconde de Albuquerque. O acidente provocou mau cheiro, incomodando os moradores da região.

O presidente da Associação de Moradores do Leblon, Augusto Boisson, visitou o local por volta das 12h desta quarta-feira e afirmou que o cheiro desagradável persiste.

Segundo a Cedae, o vazamento foi consertado ainda às 22h30 de terça, e o mau cheiro é causado pelas ligações clandestinas de esgoto situadas no trajeto da água entre o rio Rainha e a elevatória. Para a empresa, a maior parte da água do vazamento era proveniente do próprio rio Rainha e apenas um pequeno percentual do total era de esgoto não tratado.

A Rio-Águas (órgão que monitora o canal e faz a manutenção da qualidade da água) confirmou que não houve prejuízo da qualidade da água do canal e que encerrou o monitoramento do local às 4h desta quarta-feira.

Fonte: Folha On Line (em 07/10/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário