segunda-feira, 4 de maio de 2009

POLÊMICA DA COBRANÇA DO ESGOTO!

Vejam esse projeto (PROJETO DE LEI Nº 2229/2009) sobre cobrança de esgoto onde não existe o serviço.



PROJETO DE LEI Nº 2229/2009
EMENTA: DISPÕE SOBRE A ISENÇÃO DA TARIFA DE ESGOTO PARA AS ECONOMIAS NÃO ATENDIDAS POR REDE PÚBLICA DE ESGOTOS SANITÁRIOS OU COLETA PÚBLICA.

Autor(es): Deputado FLAVIO BOLSONARO


A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RESOLVE:
Art. 1º - Fica vedada a cobrança de tarifa de esgoto no caso de economias não atendidas por rede pública de esgotos sanitários ou de coleta pública.

Art. 2º - Os consumidores interessados deverão requerer, junto ao responsável pela prestação de serviços de esgotamento sanitário, a isenção de que trata a presente Lei, cabendo ao prestador, em caso de denegação do pedido, comprovar a correspondente prestação de serviços.

Art. 3º - O descumprimento desta Lei implicará na aplicação de multa, no valor de 5.000 (cinco mil) Unidades Fiscais de Referência - UFIR, pela Agencia Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro - AGENERSA, ou de outro órgão que lhe venha a suceder nas atribuições afetas ao presente diploma.

Art. 4º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.


Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 30 de abril de 2009.



FLÁVIO BOLSONARO
Deputado Estadual, PP/RJ


JUSTIFICATIVA

O Decreto Nº 553, de 16 de janeiro de 1976, que "Aprova o Regulamento dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado do Rio de Janeiro, a cargo da CEDAE", ao estabelecer os critérios de aplicação das tarifas de esgoto, mostra-se omisso quanto à tarifação dos serviços de esgotamento sanitário nos casos de inexistência de rede pública de esgotos sanitários ou coleta pública nos casos da utilização de fossas sépticas.
Poder-se-ia alegar que tal omissão, de fato, inexista e que a cobrança seja compatível com os dispositivos contidos no Decreto. Entretanto tal interpretação incorreria em entendimento no sentido da moralidade e da justiça da cobrança por serviços efetivamente não prestados.
Assim, o que se pretende com o presente dispositivo legal é fazer justiça aos consumidores, cujos imóveis, legalmente construídos e com existência regularizada, que tenham seu esgotamento sanitário por fossas sépticas, drenadas às expensas dos próprios moradores.


>>> O problema é que o Decreto n. 553/76 prevê que a CEDAE não pode cobrar esgoto onde não existir o serviço. Mesmo assim, a CEDAE cobra.

>>> Não se trata de isenção, já que não existe o serviço. Isenção haveria se houvesse serviço e fosse concedido o direito de se isentar do pagamento, por algum motivo. Ao contrário, a CEDAE não pode cobrar pelo serviço que não presta!!!

>>> O projeto é bom com aplicação de multa. Mas, não há que se falar em pedido de isenção e sim de mera constatação da inexistência do serviço. E isso a CEDAE sabe melhor do que o consumidor.

8 comentários:

  1. As vezes acho que só nesse país se cobra pelo que se não dá e se paga pelo que não se recebe

    ResponderExcluir
  2. Fred. você tem toda razão. A CEDAE cobra esgoto sem fornecer o serviço e o consumidor paga sem receber serviço algum. Só mesmo no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Pq a Cedae não é punida pelas autoridades? Pq os prestadores de serviços públicos, privados ou estatais, fazem o que bem entendem?

    ResponderExcluir
  4. Não existe uma agência reguladora para coibir isso?

    Francisco Menezes

    ResponderExcluir
  5. Sr. Rômulo Mota. Nesse caso caberia uma ação por danos morais?
    Alexandre Goulart

    ResponderExcluir
  6. Um otimo passo é não pagar e deixar seu nome ir ao sistemapa de proteção ao credito, e ai sim fazer uma ação arrancando até a alma da cedae.

    ResponderExcluir
  7. Como posso entrar em contato com o advogado do blog?

    ResponderExcluir
  8. Em virtude desta constatação, acho que todos devem entrar com processo contra a CEDAE e exigir que a mesma devolva centavo por centavo com juros e correção.

    ResponderExcluir