sexta-feira, 5 de junho de 2009

Falta de transparência da Cedae acaba em multa

Cedae é multada pela CVM por atraso em balanço e investimento fica ameaçado

Falta de transparência prejudica abertura de capital e captação de recursos no mercado

Rio - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) multou a Cedae por atraso na divulgação de seus dados financeiros. O balanço de 2008 sequer foi enviado ao órgão, que regulariza o mercado de ações. A falta de pontualidade prejudica os planos da companhia de abrir seu capital na Bovespa e pode comprometer investimentos em despoluição para as Olimpíadas de 2016.

O último balanço que a Cedae enviou à CVM foi do 2º trimestre de 2008. Pelas normas da comissão, as companhias precisam prestar contas até 45 dias após o término de cada trimestre. Diante da falta de informações atualizadas, o vereador Carlo Caiado (DEM), que preside Comissão de Saneamento da Câmara, pretende convocar representante da Cedae. “Fala-se em aumento da arrecadação, mas não há transparência para sabermos como está a capacidade de investimento da empresa”, diz Caiado.

A CVM informou que companhias com mais de seis meses de atraso tornam-se inadimplentes e, após três anos, perdem o registro. O diretor financeiro da Cedae, Hélio Cabral, disse que a companhia já enviou explicações à CVM e está recorrendo da multa. Ele atribuiu o atraso à reestruturação que está sendo feita na estatal, acompanhada pela empresa de consultoria Price.

Hélio Cabral admite que a regularidade é fundamental para a captação de recursos no mercado financeiro. Ele garantiu que estará em dia no terceiro trimestre deste ano.

Fonte: O Dia (em 05/06/2009)

6 comentários:

  1. Que coisa feia Dona Cedae! Vive reclamando da inadimplência dos usuários mas não presta contas! Será que a Cedae está escondendo alguma coisa?

    ResponderExcluir
  2. Como podemos achar que uma empresa assim é séria? Cobra a mais e não presta contas por isso!

    ResponderExcluir
  3. Pior que agora vai tudo virar desculpa para falta de investimento. Já to até vendo

    ResponderExcluir
  4. A Cedae vai interromper o fornecimento de água em Ribeirão das Lages por causa de uma obra da Light. A próxima conta de água vai vir com desconto????

    ResponderExcluir
  5. ela tem caixa dois através de terceirizados para bancar campanhas eleitorais. É só o tribunal de contas e o ministério público procurar que acha fácil

    ResponderExcluir