segunda-feira, 20 de abril de 2009

Perguntas que não querem calar: O custo do serviço do esgoto

  • Por que o custo do esgoto é 100% da água? Que estudo levou a CEDAE a demonstrar que o valor pelo uso do esgoto é o mesmo do consumo da água?

    · Por que pelo serviço de Esgoto era cobrado o valor correspondente a 80% da tarifa de água e, agora, o valor é correspondente a 100% do valor da água? Como a CEDAE pode demonstrar tais valores?

    · Antes a água pagava ICMS de 18% e, por esta razão, a tarifa de esgoto era menor. A governadora Garotinho na prática, por meio de um Decreto, acabou com o imposto, ao dizer que a base de cálculo é ZERO. Mas o consumidor não ganhou nada com isso!

    · Por que motivo outras empresas concessionárias cobram pelo serviço de esgoto 50% do valor da água e a CEDAE não pratica o mesmo preço de tarifa? Outras concessionárias do Estado praticam preços totalmente diferentes de Esgoto, 50% do valor da água. Qual a justificativa da CEDAE para cobrar o mesmo valor pela tarifa de água e esgoto?

    · Custo do esgoto não pode ser igual ao da água. De acordo com a Lei 11.445/07 a Concessionária tem que comprovar o custo dos serviços para justificar a cobrança das tarifas.




6 comentários:

  1. Tenho certeza que o senhor tera em breve muitos e muitos seguidores, não pela materia e sim pela sua competencia.

    ResponderExcluir
  2. Por conta de quem é a despesa quando acontece um acidente provocado com o hidrometro sem que o dono da casa não esteja presente em sua residência?

    ResponderExcluir
  3. qual os valores das tarifas aplicadas pela cedae? que tipos de tarifa existem? comercial, industrial, residencial, e social? qual o valor de cada uma? gostaria de ver estas questões esclarecidas. muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Aqui em Vitória a CESAN cobra , de esgoto ,80% do valor da água. O absurdo, doutor, é que ela não trata a mesma quantidade de água que se gasta, porque, em casos como o meu, que moro em casa, a maior parte de minha água se perde no jardim, lavando área externa, água de piscina, etc. Vou entrar em contato com o MP para ver se há possibilidade de uma Ação Civil Pública para o caso. Estou abismada,só recentemente a prefeitura ligou meu esgoto à rede, e qdo chegou foi assustador, o esgoto vale mais que a água que recebo, proporcionalmente.

    ResponderExcluir
  5. a sindica do meu predio nao paga as contas de agua a mais de 9 meses, o que devemos fazer?
    grata
    Sarah
    srh@usp.br

    ResponderExcluir
  6. boa tarde eu roberto aparecido dias cidade de indaiatuba sp eu tambem gostaria de entender um pouco mais porque este mes eu gastei 71 reais em agua e veio mais 64 reais motivo de sempre afastamento de esgoto isto esta coreto ou poço pedir indenisaçao por cobranças indevida mas a 30 anos que moro aqui estas tachas sao cobradas quase o mesmo preço da agua se alguem puder me diser eu agradesço meu telefone e 19 30170540 uma boa tarde

    ResponderExcluir