segunda-feira, 31 de maio de 2010

Óleo de cozinha pode ser reaproveitado como biodiesel e ainda dá desconto na conta de água!

Proposta inclui desconto na conta de água. Metade do produto usado no DF é descartado nos ralos de cozinha, poluindo o meio ambiente. Sabão também pode ser feito com óleo reciclado.

Veja a reportagem do Bom dia DF, da Rede Globo

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1273706-7823-OLEO+DE+COZINHA+PODE+SER+REAPROVEITADO+NA+PRODUCAO+DE+BIODISEL,00.html

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Saiba como evitar o desperdício da água

O Jornal Hoje, da Rede Globo, fez uma bela reportagem sobre Desperdício de água. Veja abaixo e não deixe de conferir o vídeo!

Desperdício de água. Daquela torneira pingando sem o nosso controle. Se ela ficar um dia assim vai gastar a água que uma família inteira poderia beber durante mais de trinta anos.

Nós vamos começar essa reportagem fazendo um teste: o teste do desperdício de água quando esquecemos uma torneira gotejando. Começamos com três gotas e vamos ver qual a quantidade que vai chegar no final desta matéria.

Torneira aberta é um problema doméstico. Mas esse gasto desnecessário ganha proporções gigantescas no serviço público.

A empresa que cuida do fornecimento e tratamento de água na maior parte do estado de São Paulo é responsável por 18% do desperdício na região metropolitana. E olha que ela tem equipamentos modernos para evitar problemas assim.

Um deles, por exemplo, procura vazamentos, sem quebradeira. É semelhante ao aparelho de endoscopia usado em exames clínicos. O cabo azul com uma câmera na ponta e a partir dessas imagens da câmera, os funcionários verificam se há alguma rachadura e se o cano precisa ser substituído.

“A partir da junção desse levantamento a gente planeja a substituição da tubulação”, diz Josué Fraga Silva, gerente de controle perdas da Sabesp.

Pelas contas da ONU uma pessoa vive muito bem se usar 110 litros de água por dia para consumo e higiene. Mas cada brasileiro chega a gastar mais de 200 litros diariamente.

Pequenas atitudes evitariam tanta água jogada fora. Conheça outras medidas para evitar o desperdício.

A gerente de operações do instituto Akatu - uma organização não governamental que trabalha pelo consumo consciente ensina: Quem usar a água da máquina pra lavar o quintal uma vez por semana vai economizar um caminhão pipa e meio depois de um ano.

“Não tem esse desperdício de água limpinha e pode abastecer outras casas essa água”, diz Heloísa torres de melo, gerente instituto Akatu.

É correto escovar os dentes pelo menos três vezes por dia de torneira fechada então, quanta economia.

Se por dois dias toda a população do Recife fechasse as torneiras durante a escovação conseguiria economizar o equivalente ao consumo diário de água de toda a população de Florianópolis.

“Ato simples que faz no dia a dia que pode fazer grande diferença”, completa Heloísa.

E lembra da torneira pingando no início da nossa reportagem? Em menos de três minutos – tempo que durou essa nossa matéria – as três gotinhas se transformaram num volume que quase daria para encher essa vasilha.

“Um dia de uma torneira pingando, ainda mais com um furinho no cano, gasta de água o que família de quatro pessoas consome de água pra beber durante 33 anos”, diz Heloísa.

Alguns acessórios simples, como aquela peça que a gente coloca na torneira para passar menos água, também ajudam a economizar.

Na hora a gente nem percebe, mas quando recebe a conta, aí sim vê a diferença.


Fonte: Rede Globo, Jornal Hoje.

Assita ao vídeo: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/05/saiba-como-evitar-o-desperdicio-da-agua.html

terça-feira, 18 de maio de 2010

CEDAE É OBRIGADA A DEVOLVER TAXA DE ESGOTO

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) foi condenada a pagar R$ 1,5 mil por danos morais e a devolver a taxa de esgoto mensal cobrada desde 1997 a cerca de cinco mil clientes de residências localizadas em 30 ruas de Parada de Lucas, comunidade no subúrbio do Rio.

A decisão é da juíza Maria Paula Gouvea Galhardo, da 4ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio, como informou a coluna de Ancelmo Góis no jornal “O Globo”.

“De fato, a Cedae não promove qualquer tratamento do esgotamento sanitário na área”, escreveu a juíza na sentença. A Cedae já informou que vai recorrer da decisão.



Ruas foram analisadas

A ação civil pública foi iniciada em 2002 pela Associação de Moradores e Amigos do Bairro de Parada de Lucas (Amaplu). “A situação do esgoto em Parada de Lucas é a seguinte: a Cedae não quer saber se tem esgoto ou não. Só quer cobrar”, criticou Sérgio Martins, presidente da associação.

“A Cedae cobra a taxa de esgoto em todas as ruas. Só que a maioria das ruas não tem esgoto, enquanto outras têm esgoto em metade das casas”, conta Martins.

“A gente vai fazer uma reunião e convocar os moradores para saber qual o valor total que a Cedae vai ter que devolver”, disse a advogada Tânia Mara Borges Pereira, que representa a associação.

De acordo com o site da Prefeitura do Rio de Janeiro, existem 6.953 domicílios em Parada de Lucas. No processo judicial, de acordo com a perícia realizada no bairro, “cerca de 75% das unidades habitacionais existentes no local não dispõem do tratamento de esgoto sanitário”.

Foram analisadas as condições de 41 ruas da comunidade. “É impossível impedir o despejo de esgoto a céu aberto nos logradouros e a ocorrência irregular de ligações de esgoto sanitário à rede de galerias de drenagem pluvial”, concluiu a perícia.

Cedae afirma que inadimplência é alta em Parada de Lucas
De acordo com presidente da Amaplu, o valor médio da taxa de esgoto paga em Parada de Lucas é de R$ 40. Já a Cedae não soube informar o valor médio da taxa de esgoto na região.



“A cobrança tem fundamento legal. E um problema sério que temos em Parada de Lucas é que grande parte dos clientes está inadimplente”, informou o diretor jurídico da Cedae, Leonardo Espíndola.


Fonte: G1